segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tempos de crise: Vamos embora para Praga ou pintar moranguinhos em panos de prato?

A crise chegou!

A maioria de nós pobres mortais trabalhadores não se quebraram ainda para mais além do que já estávamos quebrados! Afinal, este ano aprendi que todo mundo deve a alguém! Eu que sempre fugi de empréstimo e de dívidas, me vi este ano devendo banco, cartão de crédito e me desesperei! Comecei a surtar e a esbravejar minha situação para os mais próximos...descobri que todos meus amigos deviam! Todos tinham pelo menos um do casal com o nome no SPC (quando não é os dois, como a maioria). Tenho uma amiga que trabalha na cidade bem próxima vizinha...tem horário para poder ir de carro até lá, porque não conseguiu pagar nenhuma taxa do mesmo este ano!! Para escapar da polícia, evita os horários que eles mais agem, ou usa o celular para avisar o marido!! É a maior operação "fura bloqueio",hahaha!
E assim fui percebendo que a classe média que tinha possibilidade de crédito é devedora em sua maioria! O restante do proletariado brasileiro, não tem crédito! E mesmo sem santo, faz milagre! O resto, são os poucos que levam tudo, os "FDP" como o Dantas do Banco Opportunity, que com a justiça brasileira, conseguem nos roubar e ainda se saem bem! Me lembra o Reginaldo Farias, fugindo de jatinho, dando uma banana no final da novela "Vale Tudo"!
O duro é que com a crise econômica, vem o desemprego, não tem jeito. A história já demonstrou isto.

E ai, tenho vivido entre diferentes circunstâncias interessantes:
  • Abandonei a idéia de tentar um trabalho através de bolsa - era um lugar de sonho, mas abandonar um trabalho mal remunerado mas estável por um um pouco mais remunerado, mas sem direito e estabilidade nenhuma e com a duração curta e definida, não é uma boa estratégia em tempos de crise. Viver perto da praia vai ter que ficar para depois. Isto é bem mais triste do que interessante.
  • Minha irmã que vive em Praga, parece estar vivendo no paraíso. Segunda ela, lá não tem desemprego. Então ela está numa confortável situação de poder escolher o seu próximo trabalho! Eu que estou de fora, só consigo entender Praga pelos depoimentos dela e pelo que sai na mídia. A taxa de desemprego caiu mesmo, dizem que é a menor em 12 anos. Mas a inflação lá é maior e tem crescido mais rapidamente do que aqui. Eu fico preocupada, mais do que ela. E não devia, já que também gostaria muito de poder escolher um outro emprego!!!! Será ela a alienada, ou serei eu, uma noiada? Bom, tem mais uma informação importante: ela é recém-casada...tudo é bem mais lindo nesta época!!!!
  • Outra situação que li, achei o máximo: uma cartunista numa revista feminina, dando seu currículo..."cartoons para jornais, designer para revistas, folders, e em tempos de crise, pintura de moranguinhos em panos de prato!!!" Achei o máximo!!!!
Bom eu acho que a crise poderá mudar este mundo horrível...mas isto fica para um outro post!

Vivamos a crise, sem perder o jogo de cintura, o amor e o humor!!!

Um comentário:

Tati The disse...

Voce eh noiada, jah recusei duas propostas.

Uma delas to tentando voltar atras, ver se ainda me aceitam, ahahaha.

E eu sei viver como pobre, vc sabe bem disso!