sexta-feira, 27 de março de 2009

"O Tempo e o Vento"

Dias atrás, fuçando em um material de aula, encontrei uma apostila bem velhinha do meu tempo de graduação, no ano exato de 1993. Era da professora Mariuza Trindade, paleontóloga, considerada a bruxa! Não por ser má ou dura com os alunos, mas porque era amável mas muito excêntrica - isto obviamente era a opinião de um bando de pós adolescentes chatos e preconceituosos. Ela é do tipo "amante de alma" da natureza e sua veneração é tão grande, que ela acredita em seus poderes, em seus seres defensores, na magia do mundo natural para além do que a razão humana concebe. Ela não lecionava sobre isto, mas defendia suas crenças e isso eu sempre admirei. Obviamente que a grande maioria nem olhava diretamente para ela. Eu precisei de seu material depois da sua disciplina. Ela me entregou sua apostila, desenhada a mão, com versos e teoria. O que eu não lembrava e que ela me dedicou este material, e que enxergou na época a professora que eu ainda não sabia existir.

"Todo e qualquer conhecimento adquirido que não é passado adiante se torna não somente inútil mas também nocivo. Devemos nos alegrar quando alguém nos procura demonstrando que necessita de nossas experiências para o seu desenvolvimento. Aquele que realmente tem luz, serve como um farol a iluminar as veredas do mundo. Portanto, não esconda sua luz, quando o mundo dela necessitar. Com terna amizade, Mariuza".

Obrigada, querida bruxa!

Um comentário:

Eau disse...

Nem todo mundo tem acesso constante ao virtual e acho que esse é o caso da sua ex-professora, que com certeza não leu o seu post. Escreva uma carta para ela, ou telefone. Ela vai ficar muito feliz. A cor do cabelo mudou, mas o endereço ainda é o mesmo.